AGRO UP :: Arrancou o 1.º programa de aceleração

Publicado por LouresInovaAdmin


Partilhar

Das dezanove candidaturas recebidas desde 29 de junho, data de inauguração da incubadora, o Loures INOVA selecionou 11 projetos para participarem no primeiro programa de aceleração – AGRO UP –, promovido com o suporte técnico dos Territórios Criativos.

 

Os promotores dos projetos, das áreas agroalimentar e logística, estão a participar num programa de aceleração intensivo que se prolonga até 18 de novembro e que é dirigido a empresas ou a projetos com produtos ou serviços já existentes, que tenham realizado ou estejam em fase de realizar a prova de conceito, testes de mercado e/ou que tenham efetuado vendas. Permitirá aceder a uma ampla rede de parceiros, mentores, especialistas e potenciais clientes, bem como afinar e validar o modelo de negócio, desenvolver um produto mais competitivo e prepará-lo para ser apresentado ao mercado ou a investidores.

 

O Agro Up começou no dia 3 de outubro, com o Welcome Day, onde os candidatos ficaram a conhecer os detalhes do programa e os objetivos a atingir, tendo ainda participado numa sessão de “quebra-gelo”, na qual se propiciou o convívio e o networking entre todos.

 

 

O primeiro Bootcamp arrancou no dia 6 de outubro, com vários momentos de formação e mentoria:

– “Oportunidades, tendências e novos produtos e serviços nos setores da logística e transportes”, por José António Rousseau (consultor de marketing, distribuição e logística. Professor no ensino superior e presidente do Fórum do Consumo);

 

– “Oportunidades, tendências e novos produtos e serviços no setor agroalimentar”, por Natacha Pinto (responsável pela Unidade + Comunicação da INOVCLUSTER, licenciada em Design de Comunicação e Produção Audiovisual e mestre em Design Gráfico);

– “Modelos de Negócio”, por Teresa Preta (coordenadora de projeto na Ericeira Business Factory), apoiada por mentores especializados no apoio à gestão, desenvolvimento do negócio e plano de negócio, que darão apoio individualizado a cada projeto (Diogo Mata, gestor de projetos dos Territórios Criativos; Bruno Amaro, coordenador de projetos no Tec Labs – Centro de Inovação; Rodrigo Melo e Castro, gestor de projetos da DNA Cascais, responsável pelos programas de empreendedorismo juvenil e social).

 

– “Abordagem a Clientes”, por António Cordeiro (mentor, cofundador e partner da Eneacoaching Portugal e do Instituto Eneacoaching; Business Coach).

O dia culminou com uma visita ao MARL – Mercado Abastecedor da Região de Lisboa onde os participantes tomaram o pulso ao ecossistema que os rodeia, seguindo-se um momento de networking.

 

No sábado, dia 7 de outubro, Patrícia Cuenca, da iMatch, foi a responsável pelo módulo de Marketing e Vendas e, João Nunes, da Moneris, abordou o Plano Financeiro.

 

 

Depois de receberem apoio dos mentores, passaram por uma ação dinâmica designada por Speed Mentoring, que consistiu em 10 minutos de conversa, entre cada empreendedor/equipa e os convidados, durante a qual fizeram a apresentação do (s) produtos(s) e receberam o feedback dos convidados. Entre estes estavam Paula Inácio, António Carvalho, Miguel Varela, Isabel Neves, André Lopes, Domingos Santos, Patrícia Palma, António Cordeiro, Maria da Luz e Bruno Ribeiro.

Até ao próximo Bootcamp irão ocorrer as chamadas check up sessions que consistem em sessões de mentoria presenciais e/ou online entre o empreendedor e o mentor.

PROMOTORES COM PROJETOS SELECIONADOS:

Gonçalo Lourenço

Andreia Almeida

Isabel da Nova

Joana Rita Silva Rodrigues

Afonso M. Cunha Ferreira Salazar Lebre

Ana Primavera

Fernando Leitão

Daniel Emídio

Sónia Teles

Carlos Caldeira

Dina Duarte

 

1.º BOOTCAMP: Função e expertise dos mentores sectoriais 

Paula Inácio

Business Angels do Oeste e empresária

Expertise: gestão de empresas

 

António Carvalho

Business Angels do Oeste/empresário

Expertise: gestão estratégica e financeira, empreendedorismo

 

Miguel Varela

Instituto Superior de Gestão

Expertise: economia e gestão

 

Isabel Neves

Clube Business Angels Lisboa/Federação Nacional de Associações de Business Angels – empresária

Expertise: assessoria legal a PME, apoio na criação e desenvolvimento de empresas, capital de risco

 

André Lopes

W.A.V.E – empresário

Expertise: gestão de produto e de clientes, desenvolvimento de negócios

 

Domingos Santos

Frutoeste/FNOP/ANP Pêra Rocha/CAP/empresário agrícola

Expertise: gestão de empresas agrícolas

 

Patrícia Palma

ISCSP/Escola de Liderança e Inovação

Expertise: empreendedorismo e perfil do empreendedor

 

António Cordeiro

Quantic9 – empresário

Expertise: eneagrama, liderança, motivação, comunicação, gamification, restauração, gestão de empresas

 

Maria da Luz

Empresária

Expertise: comunicação e gestão de empresas

 

Bruno Ribeiro

Contabilista

Expertise: contabilidade e gestão