Agronegócio – Digitalização? O futuro dos contratos e operações no setor

Publicado em 26 Março, 2022

Partilhar

    

O investimento em ferramentas digitais aumentou durante a pandemia. Muitos produtores, empresas e prestadores de serviços acordaram para o mundo digital e começaram a olhar para estas ferramentas como um suporte para a comercialização de produtos ou mesmo para monitorizar ou otimizar vendas.

As redes sociais, as apps ou as campanhas de sms marketing são meios universais e acessíveis a grande parte dos negócios e são usados na maioria dos negócios para divulgar informações sobre produtos e serviços. Estes meios estão massificados e, na sua maioria, estão ao dispor de grandes ou pequenos negócios.

A transformação digital no setor primário

A porta de entrada para a transformação digital no campo é a facilidade de comunicação e acesso à informação proporcionada através da internet. Os agricultores investem em tecnologia para agilizar a contratação de serviços, pesquisar preços e promover amplamente o negócio. Paralelamente, a internet conjugada com soluções tecnológicas específicas, permite-lhes monitorizar a produção e agir em tempo útil de forma a salvaguardar o sucesso do negócio nas suas várias vertentes (prevenção de riscos, recolha de experiências, análise e mercado)

TECNOLOGIA – Soluções mais utilizadas e a importância do investimento

É crescente o uso de tecnologias digitais para planear atividades, gestão, mapeamento da terra, compra e venda de matérias primas ou da produção. Em breve, o agronegócio será um ecossistema totalmente integrado e inteligente.

Veja quais são as soluções já em uso no setor:

  • Big Data: soluções para análise de dados de máquinas e equipamentos;
  • Internet das Coisas: tecnologia que viabiliza a integração entre diferentes máquinas, equipamentos e sistemas;
  • Computação em cloud : solução eficiente e segura para armazenamento de dados e consulta de informações em tempo real a partir de qualquer dispositivo ligado à internet;
  • GPS e imagens de satélite: monitorização da propriedade e controle das atividades;

Ao investir nessas tecnologias, é possível obter benefícios importantes que podem, inclusive, garantir a sustentabilidade dos negócios:

  • Agilidade e precisão na tomada de decisões;
  • Aumento da eficiência dos processos agrícolas;
  • Ganho de competitividade;
  • Redução de perdas;
  • Produção mais sustentável;
  • Rastreabilidade das atividades e produtos; 
  • Melhor controle financeiro.

Assinatura digital:  o futuro nos contratos do setor agrícola

Mas para realmente otimizar as atividades do agronegócio, é preciso garantir eficiência na hora de fechar acordos. Pouco adianta contar com um software para gestão eletrónica de documentos e ter de imprimir contratos para serem assinados.

A solução é a assinatura digital, que oferece toda segurança para assinatura de documentos à distância, a qualquer dia e horário.